VGRA Jurídico
Estrangeiro tem direito ao LOAS/BPC?

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u544424910/domains/lei.vgrajuridico.com/public_html/wp-content/themes/gridlove/template-parts/single/sticky-share.php on line 8

Estrangeiro tem direito ao LOAS/BPC?

Sim.

No ano de 2017, o Supremo Tribunal Federal (Recurso Extraordinário 587.970) reconheceu o direito de acesso ao BPC/LOAS para estrangeiros que comprovem residência no Brasil, desde que tenham mais de 65 anos, ou sejam pessoa com deficiência de baixa renda.
É indispensável que a renda dos membros do lar, dividida entre todos não extrapole o valor de 1/4 do salário mínimo para cada (renda per capita).
O primeiro passo é fazer o cadastro da família no CADúnico, isso pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) do município.
Após o cadastro, é preciso solicitar o benefício diante do INSS, pelo site ou aplicativo Meu INSS, com o número PIS ou NIT em mãos. Quem já trabalhou com carteira assinada alguma vez, já possui esse número, mas se não, deve solicitá-lo (ele pode ser encontrado na CTPS ou no portal MEU INSS, a partir do CPF).
Se não conseguir solicitar o benefício pela internet, poderá fazê-lo pelo número 135 de telefone, lembrando que para pessoas com deficiência é obrigatória a perícia médica do INSS.
A grande dificuldade será de ordem documental, pois o estrangeiro geralmente não tem CPF, NIT e alguns outros documentos que são requeridos no âmbito administrativo e considerados indispensáveis, principalmente se nunca trabalhou de carteira assinada ou se não declara à Receita Federal. Por isso, dependendo do caso é melhor judicializar diretamente e explicar na petição inicial a inviabilidade do prévio requerimento administrativo como condição da causa (distinção argumentativa em relação ao tema 350, STF).

Waldemar Ramos

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.